terça-feira, 17 de maio de 2011

Oficina Lierária Pelotão Esperança



No último dia 12 de maio, o Centro Literário reiniciou suas atividades literárias no Pelotão Esperança, que funciona junto ao 16º GAC. Na ocasião, a escritora Marly Leiria falou aos jovens sobre a grande importância do imigrante para o desenvolvimento da Região do Vale dos Sinos, citando algumas curiosidades  sobre os costumes e hábitos dos imigrantes, destacados do livro Imigração Alemã de Telmo Lauro Müller. Além disso, mostrou recortes de jornais antigos, onde se pode constatar como era cidade de São Leopoldo.

Num segundo momento, aproveitando a proximidade da data em que se comemora a abolição da escravatura, a escritora Jandira Teresinha Weber ressaltou a grande contribuição dos negrosna cultura,  na culinária, na música, no futebol, na arte, na dança, na literatura, etc. do Brasil. Na literatura, ela destacou o grande escritor Machado de Assis, que era mulato.

Para exemplificar o grande sofrimento impingido pelos senhores aos negros à época da escravidão, a palestrante resumiu o conto  Pai contra mãe.

Para terminar a atividade, a escritora Jandira provocou os alunos a refletirem  sobre esses dois momentos da história brasileira.


Texto elaborado por Jandira Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário