sábado, 19 de maio de 2012

Quem matou o bode expiatório?




Não há nesta vida quem não tenha sido culpado de algo sem ao menos saber do que estava sendo acusado. Entre irmãos é muito comum um pagar a culpa pelo outro, tornando-se o bode expiatório da família, estigma  este  que às vezes acompanha-o vida afora.

Sacrifícios e sacrificados sempre existiram, pois a humanidade parece que nasceu com ânsias de encontrar o seubode expiatório”, alguém para apontar o dedo e dizer: “É ele. Cortem-lhe a cabeça”. Inda que o “elenão tenha nada a ver com o pato- ou seja- é o próprio bode sendo levado mansamente para ser sacrificado no altar da intolerância, da injustiça dos egos alheios.

Pecado? Sempre existiu. Desde Moisés, aliás, desde Adão e Eva que perderam o Paraíso, após Eva sucumbir à tentação da Serpente. Eis que nasce o nosso primeiro bode expiatório. Depois vieram as “bruxas”, sacrificadas e purificadas nas fogueirasbodes expiatórios, expiando a “culpa” de ser mulher? De querer exercer um direito?

Na Tora, ou Pentateuco, livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus, de acordo com os judeus, mencionam-se dois bodes sendo levados ao lugar de sacrifício, no Templo de Jerusalém. Um dos bodes era então sorteado pelos sacerdotes do Templo para ser queimado em holocausto (do grego: queimado) no altar de sacrifício juntamente com um touro. Assim o segundo tornava-se o bode expiatório, o sacerdote colocava suas mãos sobre a cabeça do animal e confessava os pecados do povo de Israel, ato seguinte o bode era deixado durante a noite na natureza selvagem a sua própria sorte, dessa maneira expiando os pecados de todos.

na Bíblia é mencionado (Levítico) Jesus, que foi para nós, cristãos, o maiorbode expiatório”, ao se deixar sacrificar, lava os pecados da humanidade. Terá valido a pena? A meu ver a humanidade redobrou os pecados, basta lembrar o holocausto em que judeus foram barbaramente mortos durante o período nazista, pois eram, segundo Hitler, além de impuros, culpados pelo colapso político e econômico da Alemanha, somam-se mais de seis milhões de bodes expiatórios.

Outro fato de suma importância para a humanidade nos revela que ele - o livro - se torna o próprio bode expiatório. Segundo fontes seguras sabe-se que “El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha - O Cavaleiro da Triste Figura” perde o juízo, aventura-se pelo mundo para viver seu próprio romance de cavaleiro andante, após ter lido muitos livros de cavalaria e estes, como todos os bodes expiatórios, também vai para a fogueira.

Gladys Gimenez

Imagem: Google

Respeita os direitos autorais.


                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário