segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O Tempo



Nada me intriga tanto
Como o tempo;
Nada me importa tão pouco
Como o tempo.
(Antinomia pura!)

Se ninguém me pergunta
Sobre ele,
Eu sei tudo;
Mas se alguém
– Um desavisado –
Porventura me questiona,
Calo-me... posto que nada sei!

Newton, o Isaac, dizia ser
Uma linha reta, distinta do espaço e
Infinita em ambas direções;
Então veio o Einstein, o Albert, e alterou:
- É relativo (relativo?) e consorciado com o espaço.
(Espaço e Tempo, uni-vos!)

O tempo talvez seja uma vela ondulante
Que carrega em seu seio
Os sonhos
(Ou pesadelos, quem sabe?)
De toda a humanidade.

Mas também temo que seja o trem
Que me conduz
Num espaço tempo tão curvado
Que acabará por me deixar
Na pretérita estação
Onde meu avô, e suas malas, repousam.
E então eu o abraço,
E então deixo de existir!

João Paulo da Fontoura
Imagem: obviousmag.org

9 comentários:

  1. Em se tratando de João Paulo da Fontoura, meu conspícuo amigo, tenho o maior respeito pelo seu trabalho e, nesse caso particular, da poesia O Tempo que ele nos brinda nesta página do CL de SL, o admiramos ainda mais, já que o conheço como um leitor inveterado, não resta dúvida que nos curvamos com nossos parabéns pela bela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços ao fraternal Engenheiro Hoffmann, certamente parente, mesmo que distante, do grande pequeno ator americano Dustian Hoffmann.

      Excluir
  2. João Paulo, muito lindo e verdadeiro teu poema e a ilustração diz muito dele, Cumprimente a ilustradora por mim. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, a ilustradora é a colega Mardilê Friedrich - do Centro Literário de SL. Muito bela, realmente!

      Excluir
  3. Em linha reta ou curva este tempo da leitura valeu a pena...

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo poema moderno... e inteligente.

    ResponderExcluir
  5. O tempo: obra invisível sentida no próprio, o próprio que encarna e desencarna segredos. É do tempo que viemos e pelo tempo andamos e este mesmo tempo nos contempla com o fim da estrada. Ora trágica. ora rara, ora Tão pouco esperada..em tempos que o tempo deu para desfrutar e viver...o tempo é precioso presente...sempre tempo presente..passado vivido ou não futuro incerto. mas o certo é que o tempo presente aqui esta. Logo ali, pode deixar de ser o presente e ser apenas um lamento de alguém que deixou estar presente para construir mais história...

    ResponderExcluir