sábado, 4 de junho de 2011

Merval Pereira, jornalista e escritor, ocupa a cadeira n° 31 da ABL

A cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, vaga desde o dia 27 de fevereiro, após a morte do escritor Moacyr Scliar, tem um novo ocupante. Nesta quinta-feira (2), o escritor e jornalista Merval Pereira foi eleito para integrar a ABL, por 25 votos favoráveis, dentre os 39 membros da Academia (houve uma abstenção), informa a edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo.

Ao Portal IMPRENSA, Merval Pereira disse que soube da notícia logo após a votação, quando ligaram para lhe informar o resultado.Apesar de estar prestes a embarcar para Porto Alegre quando falou ao Portal, declarou rapidamente estar felicíssimo em participar da ABL, pois acha que é muito importante poder atuar na Academia, "Estou entusiasmado em trabalhar na ABL, uma das instituições culturais mais importantes do país". Quanto a influência de sua profissão de jornalista na admissão à Academia, Merval afirmou que o jornalista já era a profissão majoritária na ABL. "Historicamente, já recebiam bem aos jornalistas. Há jornalistas que também são escritores", discordando da ideia de que na Academia, autores literários teriam preferência.


Sobre a escolha de Merval Pereira para a posição - o outro candidato, Antônio Torres, também era jornalista - o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, declarou: "Com a eleição [de Merval Pereira] para ocupar a Cadeira 31, na sucessão do saudoso escritor e médico Moacyr Scliar, mantém-se a tradição da presença de grandes jornalistas na Academia. Muitos passaram por esta Casa, desde Joaquim Nabuco".

Profissional da comunicação desde os 18 anos, Pereira atua como colunista do jornal "O Globo" e comentarista da TV GloboNEWS e da rádio CBN. Publicou o "Lulismo no poder" - uma coletânea de artigos - e "A Segunda Guerra, Sucessão de Geisel", também um conjunto de reportagens publicadas no "Jornal de Brasília". O novo integrante da Academia declarou que uma de suas maiores inspirações foi o acadêmico João Ubaldo Ribeiro. "Ele é meu amigo e não votou em mim, porque já tinha compromisso com o Antônio, Isso é normal".

A Cadeira nº 31 foi fundada por Guimarães Junior, que escolheu como patrono Pedro Luís, e foi sucessivamente ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário