domingo, 4 de novembro de 2012

Esta noite eu tive um sonho


           


            Sentado no portal sombrio e escuro daquela casa de verão, ouço o sussurro do mar lá longe, e a brisa traz até meus ouvidos o som eterno das ondas a se quebrarem na areia. O luar ilumina de prata as águas murmurantes do oceano. As corujas piam no seu voar ondulante. Um pássaro mergulha do céu, em sua angústia à procura de abrigo. Os insetos da noite inquietam-se na busca de alimento novo. É uma noite morna e aconchegante.

            E eu ali, sentado, pensando ou quem sabe sonhando. Como é grande o Universo! Que tamanho enorme tem este planeta! Que quantidade imensa de água existe nos mares, rios e lagos! Que beleza o ocaso do sol e que maravilha o seu nascente! Que majestosas florestas cobrem a terra e que suavidade dos ventos e da brisa nos vales e nas montanhas! Uma nuvem escura passa agora no céu, deslizando para longe dos meus olhos. Leva em seu bojo gotas cristalinas de água que vai despejar logo ali. São milhares de gotas que vão molhar a terra, saciar a sede do homem e irrigar as plantações.

            E eu, sentado no portal de pedra, vejo a noite descer seu manto escuro para cobrir o mundo com o silêncio, com a vigília e com o amor. É na noite que o amor se agiganta, se manifesta, se exterioriza. E nesse momento recordo amores que vivi. Relembro gestos de carinho que recebi. Mentalizo amores que perdi e ternuras que deixei de externar. Fotografei na mente silhuetas de mulheres que amei, paixões fracassadas que sofri, sentimentos que busquei e não encontrei, caminhos de ilusões que percorri.

            Lágrimas brotam de meus olhos, e eu choro. Choro por amar demais e choro por não ter amado tanto. Choro sofrendo e sofro chorando por amores e ilusões perdidas que não voltam mais. Revivo o passado e vivencio o presente. Estabeleço conceitos e até imagino a migração da alma. É triste sonhar com amor e viver sozinho.

            E é por isso que te procuro nas trevas da noite, onde sei que minha alma vive. Se estás num mundo de luz, lá também te encontrarei.

            Suave brisa acaricia meu rosto. Desperta-me e leva para longe os meus pensamentos e a minha saudade. E eu permaneço ali, sentado no portal de pedra daquela casa de verão. Cismando, meditando e alimentando ilusões para além dos tempos.

            Fico olhando o céu agora estrelado. Pressinto pessoas à minha volta. Atenho-me a silhuetas e sombras que se projetam sobre mim. Seria a sombra da lua? Seriam espectros criados pelos meus pensamentos? Seria o meu passado que voltou?

            Percebo mulheres se aproximando e num sussurro dizer “eu te amo” e “eu estou aqui”. Levanto do portal gelado, olho eternecido e avanço em sua direção. Tento abraçá-las. Mas nada vejo, e meus braços quedam-se no ar. Tudo está escuro. Apenas vagalumes enfeitam a noite, com sua piscante luminosidade. Desperto para a realidade. Busco o que está perto: chão, casa, árvores, sons, luzes. Tudo fica claro, e a calma volta em mim. Foi apenas um sonho. Um sonho bom que mergulhou no meu passado e me trouxe até o presente. Eu vivo e sou feliz.


Erony Flores

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário