sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Mistério das Estrelas




Numa noite insone, levantei-me da cama e fui ver a noite. Olhei o céu estrelado e comecei a imaginar a vida das estrelas. Quantas estrelas existem no firmamento? Seriam milhares, bilhões ou quem sabe quatrilhões. Jamais alguém poderá contá-las exatamente. Que tamanho tem cada uma e qual a distância entre elas. Como estão fixadas no espaço infinito do céu. Qual a sua finalidade específica para o planeta Terra. Cada uma delas seria um mundo habitado, pois conforme uma parábola de Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai.”

Qual seria a composição química das estrelas e se elas se dissolvem e se recriam novamente. E as estrelas cadentes, aquelas que se deslocam no espaço tão rapidamente que o olho humano quase não pode perceber.
Os astrônomos as definem comocorpo celeste de luz própria, de brilho e luz característica”. Cada uma tem tamanho e brilho diferente e pode durar milhões de anos. Dizem também que a estrela mais próxima da Terra é o sol, que dista 150 milhões de quilômetros daqui.

E as outras, a que distância estão? Cabe aos astrônomos, astrólogos e outros cientistas analisar, conhecer e informar sobre a vida estelar. Dizem alguns teóricos do assunto que a olho nu podemos contar sete mil e seiscentas estrelas. A sociedade humana conhece e usa no seu dia-a-dia, a estrela cadente, estrela D’alva, estrela de Jerusalém, estrela polar, estrelas circumpolares, estrelas múltiplas e tantas outras. São conhecidas também as constelações que são grupos de estrelas com características e localizações próprias, como por exemplo, a do Cruzeiro do Sul, no sul do Brasil.

Mais deixemos os cientistas estudarem e analisarem as estrelas. Vamos ver o que dizem delas os poetas. Para os poetas, as estrelas são pontos luminosos no céu. Cada uma delas pode ser uma inspiração para um poema ou para um verso de amor. Podem criar um romance de amor numa noite estrelada, partindo de uma serenata na janela.

As estrelas são tão belas e brilhantes que os poetas e os enamorados chamam de estrela” a mulher que cativou o seu coração.

 Assim como a lua, as estrelas desnudam a alma do poeta e nasce a inspiração para o amor, para o escrever e para a vida.

Na poesia sagrada, vimos que as estrelas guiaram os Reis Magos em direção ao local do nascimento de Jesus. Um poeta escreveu esta bela sentença: Se chorares por não veres a luz do dia, lembre-te que as lágrimas te impedirão de ver as estrelas.

Como as estrelas são contadas aos milhares, são também milhares as batidas de um coração pela mulher amada. Elas falam ao coração.

Como dissera um poeta do passado: "Ora, direis, ouvir as estrelas."

Estrelas e mulheres. Estas acalentam corações. Aquelas enfeitam e iluminam o céu nas noites escurecidas pelo ocaso do sol.

Erony Flores

Imagem: Google

Um comentário:

  1. Oi Mardilê. Muito bonita a crônica do Erony.
    Tentei deixar um comentário, mas a página não aceitou o código por três vezes.
    Grande abraço
    Marilene

    ResponderExcluir