Numa noite insone , levantei-me da cama e fui ver a noite . Olhei o céu estrelado e comecei a imaginar a vida das estrelas . Quantas estrelas existem no firmamento ? Seriam milhares , bilhões ou quem sabe quatrilhões . Jamais alguém poderá contá-las exatamente . Que tamanho tem cada uma e qual a distância entre elas . Como estão fixadas no espaço infinito do céu . Qual a sua finalidade específica para o planeta Terra . Cada uma delas seria um mundo habitado, pois conforme uma parábola de Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai .”
Os astrônomos as definem como “corpo celeste de luz própria , de brilho e luz característica ”. Cada uma tem tamanho e brilho diferente e pode durar milhões de anos . Dizem também que a estrela mais próxima da Terra é o sol , que dista 150 milhões de quilômetros daqui.
E as outras, a que distância estão? Cabe aos astrônomos , astrólogos e outros cientistas analisar , conhecer e informar sobre a vida estelar . Dizem alguns teóricos do assunto que a olho nu podemos contar sete mil e seiscentas estrelas . A sociedade humana conhece e usa no seu dia-a-dia , a estrela cadente , estrela D’alva , estrela de Jerusalém, estrela polar , estrelas circumpolares , estrelas múltiplas e tantas outras. São conhecidas também as constelações que são grupos de estrelas com características e localizações próprias, como por exemplo , a do Cruzeiro do Sul , no sul do Brasil.
As estrelas são tão belas e brilhantes que os poetas e os enamorados chamam de “estrela ” a mulher que cativou o seu coração .
Na poesia sagrada, vimos que as estrelas guiaram os Reis Magos em direção ao local do nascimento de Jesus. Um poeta escreveu esta bela sentença : Se chorares por não veres a luz do dia , lembre-te que as lágrimas te impedirão de ver as estrelas .
Erony Flores
Oi Mardilê. Muito bonita a crônica do Erony.
ResponderExcluirTentei deixar um comentário, mas a página não aceitou o código por três vezes.
Grande abraço
Marilene