sábado, 8 de dezembro de 2012

Natal e seus símbolos




Árvore da Natal e Presépio


Estive pensando se escreveria sobre o Natal ou apenas sobre o Papai-Noel. Engraçado como essas duas palavras estão tão bem entrelaçadas que falar de uma ou de outra nos faz arquitetar as mesmas imagens: Um bom velhinho vestido de vermelho, um pinheirinho todo enfeitado, presentes ... coisas desse tipo.

Vejamos somente os símbolos tradicionais: dizem que certa noite, lá pelos anos de 1530, enquanto caminhava pela floresta, Martinho Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. De lá para cá, o tradicional pinheirinho tornou-se símbolo de alegria, paz e esperança. O presépio ou a manjedoura nos lembra o cenário do nascimento de Jesus. Esta tradição, segundo estudiosos teve inicio com São Francisco de Assis, no séc. XIII, pois foi ele quem teve a ideia de montar um presépio pela primeira vez.



O Papai-Noel

A figura do bom velhinho teve inspiração num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai-Noel e em Portugal de Pai Natal. Mas o bom velhinho nem sempre é lembrado como o conhecemos: simpático, bonachão pronto para presentear, o que poucos sabem é que, associada ao Natal existe a figura dos pelznickel, que também têm sua origem na figura de São Nicolau de origem germânica. Os pelznickel são personagens provavelmente criadas para assustar as crianças e assim fazer com que elas obedeçam a seus pais. São seres muitos feios, cobertos de pelos como os de animais, são violentos, arrastam correntes e vêm para castigar as crianças desobedientes que não se comportaram bem durante o ano ou que foram reprovadas na escola.

Nem sempre Papai-Noel teve o mesmo visual como o conhecemos hoje. Até o final do século XIX, ele era visto com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde-escura. Em 1886, Thomas Nast, cartunista alemão, criou uma roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto para melhorar a imagem do Papai Noel. Nesse mesmo ano, a revista Harper’s Weeklys apresentou o bom velhinho com o novo visual. Como as cores do refrigerante da Coca-cola eram também as mesmas do figurino criado por Nast para o Papai-Noel, em 1931, foi lançada uma campanha publicitária da Coca-Cola, que fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai-Noel pelo mundo, prevalecendo até hoje.

Desde que tive meus filhos, sempre procuramos, eu e meu marido, desistimulá-los dessa compulsão materialista que cerca o Natal nos dias atuais. Sempre procuramos mostrar a eles que o mais importante nunca foi, nem nunca será a corrida raivosa ao consumo que foi criado e fomentado pela mídia, suavizamos a angústia da espera com a chegada dos Reis Magos, data esta comemorada em 6 de janeiro. Aí, sim, a alegria, o júbilo do nascimento do Salvador fundia-se com a entrega dos mimos presenteados ao Deus-menino pelos seus visitantes, Melchior, Gaspar e Baltazar, ofertando o ouro – pois era  presente para um rei,  incenso, representação da espiritualidade, e mirra, representando a imortalidade. Assim acreditamos tornar nossos filhos homens mais saudáveis, de bem consigo e com a humanidade e com coragem de enfrentar as muitas intempéries que no dia a dia nos defrontamos.


Curiosidade: o nome do Papai-Noel em outros países

 - Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), Portugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

A expresão Feliz Natal em outros países

Alemanha: Frohliche Weinachten, Estados Unidos: Merry Christmas, Portugal: Boas Festas, Inglaterra: Happy Christmas, Israel: Mo'adim Lesimkha, França: Joyeux Noel, Itália: Boun Natale, China: Sheng Tan Kuai Loh, Mandarim: Gun Tso sun tan'gung


Quanto a mim, a todos que cruzaram, de uma maneira ou outra, o mesmo caminho que trilhei, desejo-lhes Paz em seus corações e um 2013 repleto de amor, muito mais para dar do que para receber. Sejamos todos felizes em alemão, em chinês ou espanhol, melhor em português aqui do Brasil onde moramos e onde todos os dias recebemos o melhor dos presentes: O Presente!

  
Gladys Giménez

Imagens: Google

Um comentário:

  1. Muito linda a mensagem e a pesquisa é maravilhosa. Muitos festejam um evento e nem sabem por que.
    Feliz natal
    Marilene Vargas

    ResponderExcluir