sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Natal de Cada Criança


Rafael e Rafaela eram gêmeos e tinham oito anos de idade. Eram filhos de André e Luiza, que moravam numa pequena cidade do interior. A mãe sempre comprava as coisas que eram para a filha, e o pai, as que eram para o filho. Assim dividiam as tarefas da casa, para que ninguém ficasse sobrecarregado, pois Luiza também trabalhava fora.
Para não acumular tarefas no final de ano, André e Luiza planejavam o Natal para seus filhos e afilhados já no início de dezembro. Gostavam sempre de elogiar as boas notas que os filhos tiravam durante o ano, como também comentavam o bom comportamento que eles tiveram. Achavam que assim estariam contribuindo para o aperfeiçoamento do caráter de cada um.
Um dia chamaram os filhos para saber o que desejavam que Papai Noel lhes trouxesse naquele ano. Rafael, o menos tímido, respondeu que poderia ser qualquer coisa, mas seu pai insistiu, e o menino acabou escolhendo uma bicicleta. Ainda sem saber o que pedir, a menina Rafaela pensou mais um pouco e disse que gostaria de ganhar uma boneca bem grandona.
O pai, o mais ansioso, no outro dia já estava na loja comprando o presente para Rafael, mas a mãe, que gostava de pesquisar mais, demorava para comprar as coisas.
Os dias voavam e quanto mais aproximava se o Natal, mais as tarefas da casa aumentavam. Faltavam apenas 10 dias, quando Luiza resolveu ir à loja comprar o presente para sua filha, mas, no caminho, sofreu um terrível acidente e veio a falecer.
            André ficou transtornado com a perda da esposa, mas não podia fraquejar ante seus filhos e tentava substituí-la em todos os momentos. Mas a dor dos meninos e a falta da mãe eram irreparáveis.
Os dias passavam, desta vez mais lentamente do que antes da morte de Luiza, e finalmente chegou o Natal. André nem se apercebera de que havia só um presente e repetiu o ritual que sempre fazia junto com sua esposa, na expectativa de ver o brilho dos olhinhos dos filhos ao desembrulharem os presentes. Chamando Rafael, deu-lhe o pacote com a bicicleta. Quando foi chamar Rafaela, deu-se conta de que a mãe não havia comprado o outro presente. Gaguejando, tentava explicar para a filha o que havia ocorrido, mas não conseguia. Vendo aquela cena triste e inconsolável, Rafael, com os olhos cheios d´água, deu seu presente para a irmã, dizendo-lhe:
- Fica com a bicicleta, mana, quando eu quiser andar você me empresta! O pai, emocionado com a atitude do filho, também encheu os olhos d´água e disse ao menino:
- Muito bem meu filho! É uma bela atitude, mas, amanhã mesmo comprarei um presente para Rafaela, e tudo ficará bem.
Assim como Rafaela, muitas crianças no Brasil e no mundo todo, passam o Natal tristes por não terem recebido nenhum presente. Você pode fazer uma dessas crianças feliz, retirando na agência dos Correios uma cartinha e adotando uma criança para comprar-lhe um presentinho de Natal. Experimente!  
J.G.Ribeiro
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário